segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O REENCONTRO DA CIDADE COM SEU RIO; E DO RIO COM SEUS BENEFICIÁRIOS.

A Praia de Iracema dos sobralenses: o Porquê tem-se que revitalizar o Rio e desativar a barragem vertedouro.

 Em virtude da quase morte (E.Q.M.) do velho Rio das Garças, o poder público resolvera ceder aos reclames populares e elaborar uma limpeza na ribeira do Rio Acaraú.
Nesse domingo último passado (24.11.2013) em culminância dos trabalhos realizados para manter a integridade da ambiência desse importante manancial da Princesa do Norte, foi realizado uma serie de eventos e atividades esportivas para rememorar tempos outrora quando o Rio Acaraú se mantinha incólume das ações humanas, e, sobretudo, dos esgotos e águas mal tratadas das subestações de tratamento de água sanitária-ETA. Como por exemplo, da façanha constituída pelo poder público o de que tornou perene um afluente intermitente (Riacho Mucambinho), constituindo assim, essa como fonte diretamente poluidora do nosso manancial, e não apenas a ação fraudulenta do homem, em esgotos clandestinos, conforme apregoado pelo “Vizir chefe” do Paço Municipal Sobralense.
Não obstante, em rápida passada pelo espaço da realização de tal espetáculo circense do Governo Municipal em relação às festividades da obra de limpeza do Rio, pode-se observar uma boa movimentação da sobralidade no local em que fora armada o “Cirque del Sobreil”. Várias foram às reminiscências ocorridas no evento. Fora um importante reencontro da cidade com seu Rio, e o Rio com seus beneficiários.
Contudo, cabe ressaltar a coragem ou mesmo, poderia se dizer que inocência do Paço com determinado espetáculo, haja vista, a população pode comprovar em loco o esgoto perene que escoa no leito do velho Rio das Garças, sem citar a odorização significativa do lago de águas putrefatas, formadas por detrás da Rodoviária.
Entretanto, mesmos com as “chagas expostas do velho Rio” a população se demonstrou sensível a importância desse significativo espaço de lazer para as camadas subalternas da Princesa do Norte, haja vista, esses atores sociais verem nesse simbólico espaço, um ambiente de lazer, já que esses não dispunham de recursos para um passeio em possíveis praias do Futuro, Náutico, Dunas corriqueiramente. As populações mais inferiorizadas da cidade se contem com sua “Praia de Iracema sobralense.”
Nesse contexto, se faz necessário uma suntuosa ação de revitalização desse manancial, já que se pode observar quão importante é para cidade, a utilização com maior freqüência desse espaço de lazer, assim como em tempos outros. Da mesma forma, que ficou patenteado que não é mais admissível o soerguimento das comportas, barragem vertedouro, pois essa impossibilitaria a utilização do Rio como espaço de diversão da cidade.
Portanto, que a sociedade civil sobralense associada ao poder público possa discutir junto aos representantes constituídos essas importantes medidas para que se obtenha em definitivo o espaço do Rio do Acaraú como espaços de encontro, lazer, refrigero, cultura, praça esportiva utilizada efetivamente pela sociedade sobralense. Doravante, se constitui como inaceitável qualquer retrocesso nesse tocante. ABAIXO A BARRAGEM VERTEDOURO, REVILTALIZAÇÃO TOTAL DO RIO JÁ! VIVA AO RIO ACARAÚ E SEUS BENEFICIÁRIOS!

Fonte das imagens: Silveira Rocha

Significado de Revitalização

sf (revitalizar+ção) 1 Ato ou efeito de revitalizar. 2 Conjunto de medidas capazes de dar novo impulso ou maior eficiência a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário