quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O início do fim de uma Era.

                                     "Para os que não tem poder não há nem mesmo um cão que lhes ladre na cara."
                                                                                             Maquiavel
   O tempo de existência de determinado grupo, ser império ou História é quase sempre dividido em anos, fases, período, era. Na política também as os períodos de permanência no poder.
   A Passagem de certo acontecimento a outro, de fase ou período é simbolizado por um ato ou fato marcante que, encerra a fase momentânea e principia a nova etapa, me perdoe a obviedade.
   O ano de 2010 ficou marcado nos anais politico com o fim da Era Jereissati, doravante, houve também o preenchimento de uma lacuna na História Política Contemporânea do Ceará. Historiadores e Cientistas Políticos, sociólogos ainda se debruçavam sobre a ligação ou não do Grupo cidista ao tassismo. Ou seja, ainda não era possível afirmar se o atual governo era de continuidade da Era Jereissati.
   No entanto, com a disputa entre PSDB e PSB e o rompimento do Cidismo com o Tassismo, a reeleição do governo atual e perda ao Senado do líder maior pesedebista ficou decretado que o grupo Cidista encerrava um ciclo que perdurara por mais de duas décadas.
   Porém, não foi apenas na eleição última que deu-se o fim da Era Jereissati visto que, um fato em si não se configura com razão total, real de um acontecimento. Mas sim, apenas o estopim de uma série de caos anteriores também preponderante.
   Entendo que, o início do fim da Era Jereissati deu-se com o rompimento e não apoio ao governador pesedebista candidato a reeleição em 2002. Com a derrota "Lucista" em 2002. o grupo Cidista chegara ao poder com o apoio velado da ala Tassista. Diante disso, quatro anos depois o atual governo torna-se o algoz e responsável pela queda do Tassismo.
   Contudo, o curso da História, conforme Jean Batista Vico, tem sentido de "Espiral", é feito de repetições, porém, repete-se mas em um outro estágio superior. Sendo assim, compreendo que o não apoio do tassismo ao Lucismo marcou o início do fim da Era Jereissati. Enfim, o rompimento do atual governador com o grupo Tassista, simboliza como um possível... Início do fim da Era Cidista da História Política do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário