sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

QUANDO SAIRÁ A ADUTORA DO JORDÃO-SOBRAL,Ce?


SOBRAL-Ce; LUGAR ONDE O ESPETÁCULO (PIROTECNIA) SE CONSTITUI MAIS RELEVANTE QUE O BEM ESSENCIAL A COLETIVIDADE: SOBRE A ORDEM DE SERVIÇO DA ADUTORA DO DISTRITO DO JORDÃO.

 









Antes da já propalada férias próximas últimas passada do gestor da Princesa do Norte a Europa e EUA, tinha-se como certa a tão almejada ordem de serviço para a construção da adutora que ligará as águas do Açude Aires de Sousa (Jaibaras) ao distrito de Jordão-Sobral, benefício que solucionariam ao menos por alguns anos a carência do precioso líquido aqüífero para essa estima população distrital sobralense.
Contudo, se não bastasse o descalabro de se fazer palanque e pirotecnia em apenas um ato estritamente formal, -essa formalidade poderia ser realizada até mesmo diretamente do gabinete prefeitural- o que, mas causa espécie nessa teatralidade, é no fato de se abortar o início dos trabalhos para realização da referida obra, ter-se que obrigatoriamente fazer “comício”, “comemorar o nada”, haja vista que a obra em si apenas tornar-se-á uma realidade anos após a sua determinação. Assim, fica o questionamento, o que se faz mais importante, a obra, ou o espetáculo? O atendimento da necessidade básica do povo, ou a exposição politiqueira do governante? Festejar a assinatura de um mero papel (formalidade), ou celebrar a satisfação em ver a obra realizada? Quando será que se observará, se vislumbrará momentos diferenciados nesse tocante, na estimada Princesa do Norte? Espera-se que muito em breve.
Não obstante, quando realmente será a nova data para o início da obra? Qual o porquê de se ter que necessariamente fazer palanque nesse ato formal? Já que estava tudo articulado e pronto para se atender esse reclame dos moradores da Serra do Rosário, qual a motivação em ter que se esperar o prefeito voltar das férias para cumprir essa formalidade? De certo, é que a sua excelência o prefeito de Sobral-Ce Veveu Arruda-PT, já se encontra em solo sobralense, e não se ouviu falar da referida questão. Que se possa estabelecer com maior celeridade, o atendimento desse relevante bem a população do distrito do Jordão.
Logo, é por esse reducionismo politiqueiro que se observa “a olho nu”, que o império cidista se encontra em crescente descrédito, por parte da opinião pública e pela sociedade civil da Terra de Dom José, e que esse está com seus dias contados. Sobral-Ce tem se constituído com a terra em que o espetáculo configurasse como mais relevante que o bem essencial a coletividade. Isto posto, o que fica evidenciado nas entrelinhas, é que há um aparente desdém aos reclames e necessidades da população sobralense. Sobra reclamação, e falta ação; digo menos, excedem-se os reclames, e se observa pouca efetividade nas realizações oficiosas.
Por fim, fica a indagação desprendida por parte da sociedade civil sobralense e em especial, a população da Serra do Rosário, SENHOR PREFEITO DE SOBRAL-Ce VEVEU ARRUDA-PT, CADÊ A ADUTORA DO JORDÃO?








quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

OPOSIÇÃO CEARENSE EM MOVIMENTO. PSDB-Ce


NÓS PRECISAMOS APRESENTAR UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE GOVERNO: DIZ DEP. FEDERAL RAIMUNDO GOMES DE MATOS PSDB-Ce.

Dep. Federal Raimundo Gomes de Matos PSDB-Ce

Em entrevista dissecada, disponibilizada aos radialistas do Jornal Alerta Geral (Luzenor Oliveira e Beto Almeida), o uno parlamentar de oposição na Câmara Baixa Federal representante do Estado do Ceará, Raimundo Gomes de Matos falou sobre as definições e pretensões das oposições nas terras alencarinas.
Não obstante, o proeminente Deputado, falara do debate em reunião entre o Senador Tasso Jereissati, Aécio Neves (Pré-candidato do PSDB a Presidente do Brasil) e o Presidente Fernando Henrique Cardoso que debateram sobre as articulações do grupo da social democracia para as eleições vindouras. Raimundo Gomes de Matos PSDB-Ce citou que no referido encontro, os personagens presentes foram categóricos em afirmar da necessidade da candidatura do Senador Tasso Jereissati para se postar um palanque forte tanto, para oposição estadual, como para Aécio no Ceará. Disse o Deputado; “É necessário o retorno das atividades políticas do Senador Tasso como candidato ao Senado.” Raimundo Gomes de Matos disse mais: “eu acredito que, o senador Tasso por ser também, corresponsável pelo destino do país, por ter feito um significativo trabalho no Estado do Ceará e no Senado Federal, eu creio e sei com certeza, ele vai dar um sinal verde para nós alavancarmos a campanha do Aécio e do Senador Tasso.”
Do mesmo modo, está previsto a vinda de Aécio ao Ceará no mês de Março-2014 e espera-se que nesse momento, já se tenha uma definição objetiva por parte das de fato; oposições coerentes. Mas também, o referido Deputado social democrata, tergiversa sobre a reunião realizada pela executiva estadual que realizará uma pesquisa qualitativa e quantitativa para melhor direcionar as diretrizes do projeto político da social democracia alencarina, referente às objetivações ao pleito eleitoral vindouro.
Contudo, o resoluto Deputado expôs na entrevista suas compreensões e o que tem visualizado em seus andejos há suas bases eleitorais, tanto na Região Metropolitana de Fortaleza como no interior do estado o apelo coletivo cabal nos reclames dos cearenses em todos os rincões da terra da nativa Iracema. Senão, de forma bem percuciente, o Deputado Raimundo Gomes de Matos trata sobre os tipos de priorizações aferidas pelo atual governo do Ceará, no qual há recursos para os “aquários da vida”, porém, o mesmo governo diz faltar recursos para combater a insegurança social urbana e insegurança hídrica em tempos de grave carência pluviométrica e sensação iminente de insegurança que vem sofrendo o Estado do Ceará. Como diria o jargão da rainha inglesa; “não basta está violenta, tem que parecer violenta.”
Por fim, Raimundo Gomes de Matos fala que mediante essa insatisfação bem significativa apresentada pela população cearense, se faz necessário; “Nós apresentarmos uma proposta alternativa de Governo no Estado do Ceará”. E como disse Voltaire; “Chamo –grandes homens- a todos aqueles que se distinguiram na criação daquilo que é útil ou agradável.” Voltaire (1694-1778) Filósofo francês, o que se faz esperado pelos social democratas do Ceará, do Brasil como todo o povo em geral, que os importantes homens brasileiros transformem essas articulações de momento, em breves mudanças significativas para a vivencia e o cotidiano agradável a coletividade cearense.
Observação: veja abaixo, entrevista na íntegra do proeminente Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos ao jornal Alerta Geral no dia de hoje -29.01.2014-.

Entrevista de Raimundo Gomes de Matos ao Jornal Alerta Geral.

JAG- Deputado Raimundo Gomes de Matos, o ex-senador está disposto a enfrentar as urnas neste ano? Bom dia!
RGM- Bom dia a todos os ouvintes do Jornal Alerta Geral, realmente, na reunião de ontem (28.01.2014) o Senador Tasso Jereissati mais uma vez foi intimado á assumir sua candidatura ao senado aqui pelo estado do Ceará. No mapa Geopolítico do PSDB, é de suma importância, e todos que estavam presentes a reunião afirmaram categoricamente da necessidade para que se tenha também um palanque forte aqui para o Aécio Neves, é necessário o retorno das atividades políticas do senador Tasso como candidato ao Senado. Está previsto para março a vinda do Aécio, automaticamente até lá o senador Tasso vai ter sua definição. Também ontem o Senador Luiz Pontes reuniu a executiva do partido para trabalhar essas hipóteses e fazendo essas análises de composições, mais eu acredito que, o senador Tasso por ser também, correspnsável pelo destino do país, por ter feito um significativo trabalho no estado do Ceará e no Senado Federal, eu creio w sei com certeza, vai dar um sinal verde para nós alavancarmos a Campanha do Aécio e do senador Tasso.
JAG- Dep. Raimundo Gomes de Matos, o Sr. Acredita que as oposições aqui hoje –PSDB, PR, DEM, PRB, PV, PSB podem ter realmente um avançar nessa chapa majoritária pra disputar também o Governo do Estado, não só com o nome do Senador Tasso, como com um nome pra governo?
RGM- Na reunião de ontem o Senador Luiz Pontes esquematizou a proposta de se realizar uma pesquisa qualitativa e quantitativa, é claro que a voz das ruas é considerada por nós, em todos os segmentos que a gente anda não apenas aqui na periferia da Região Metropolitana de Fortaleza, mas também no interior do Estado do Ceará, a população reclama da falta de uma posição firme do atual governo do estado no tocante, a insegurança, e no tocante, a segurança hídrica. Fala-se muito que se tem 300 milhões para o aquário, mas não se tem recursos para fazer poços profundos. Fala-se muito que tem 300 milhões para dar água pra peixe, no aquário, mas não se tem recursos para garantir água de qualidade. Então, há uma insatisfação muito grande da população do interior do estado do Ceará em todos os níveis, e, nós precisamos apresentar uma proposta alternativa de Governo para que nós possamos a partir dessa composição PSDB, PR, PV, PSB, PRB e demais partidos, apresentar uma candidatura própria ao Governo do Estado do Ceará.




O CASTELO DE ABRANTES DE SOBRAL


SOBRAL-Ce: E TUDO CONTINUA COMO DANTES NO CASTELO DE ABRANTES



Passado quinze dias de férias do Prefeito da Princesa do Norte, depois de “importantes” passeios à terra do Tio Sam, a sua excelência visitou nessa tarde do dia 28.01.2014 as construções das casas do pior Programa Habitacional da História do Brasil, o “Programa Minha Casa Minha Dívida”.
Na oportunidade, o Prefeito Veveu Arruda –PT convocou a sua trupe midiática “Chapa-branca”, para uma coletiva, mostrar para parte da imprensa local a última demão de cimento das referidas casas e tergiversar sobre sua mais recente ida ao Vale do Silício nos EUA. Não obstante, o mesmo nas suas já reconhecidas falácias inanes, deixou expressado nas entrelinhas, que na “Terra de Dom José”; TUDO CONTINUA COMO DANTES NO CASTELO DE ABRANTES.
Senão, foi minha casa minha dívida pra lá (Esse programa diferentemente dos todos os Programas Habitacionais da História do Brasil, que o cidadão recebia a chave da sua casa sem ônus, nesse engambeloso programa o suposto agraciado, adquiri uma dívida bancaria quase que ad-eterno), Porto Seco pra lá, Pólo metal-mecânico aqui, investidores estrangeiros interessados em empregar seus recursos cá, etc, etc, etc. E algo de frugal que é bom, “neca de pitibiriba”.
Nesse ínterim, as “merecidas férias” da sua excelência, foi bala pra cá, assalto pra lá, reclamações de mau atendimento em centros de saúde ali, falta de médicos e medicamentos acolá, e houve algo mais? Ora foram já nove assassinatos aqui, cano quebrado e falta d’água cá, etc, etc, etc.
Contudo, por essas terras alencarinas se falam em um “Novo Ceará”! Que novo? Se as boas novas, são tão batidas e vociferadas que já se sabe o que são “de có e salteado.” Em Sobral-Ce se preconiza o que lá no século XV fora dito por Luis XI (1423-1483), Rei da França; “Em política, é preciso dar o que não se tem e prometer o que não se pode dar.”
Portanto, precisamos increpar esse momento infausto pelo qual a cidade de Sobral-Ce vem vivenciando, afim de que se obtenha ao menos a esperança de que, “dias melhores virão”, já que estamos em ano de eleições nacionais e estaduais, e que certamente veremos os “homens públicos” candidatos a cargos eletivos do Brasil, vir muito em breve por todos os rincões tupis-guaranis, com suas receitas mirabolantes, andejarem Brasil afora com suas “PANACÉIAS DISCURSAIS”.
Por fim, espera-se que mediante o exposto acima, os bons “ventos panacéicos, cheguem até a Sobral de Dom José, e se possa ao menos vislumbrar possíveis mudanças, DIFERENTE DE DANTES NO CASTELO DE ABRANTES.  

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CEARÁ PODERÁ TER ROBERTASSO NO PLEITO VINDOURO


Robertasso: Oposição Coerente; Com um perfil de candidato escolhido pelo povo, dentro da ideia do povo.


 
Na manhã dessa segunda-feira dia 24.01.2014, no Programa Jornal Alerta Geral Rede Somzoom Sat (FM 91.3 Sobral), com transmissão para uma rede de emissoras de boa parte do Ceará, o Presidente Estadual do PSDB-Ce ex-senador Luiz Pontes e o possível Candidato de oposição a Governo do Estado Ex-Prefeito e Ex-Deputado Federal Roberto Pessoa-PR, declinaram entrevista bem lúcida quanto às pretensões do grupo que esse mesmo nomenclaturou de “Oposição Coerente” para o Governo do Ceará no pleito vindouro.
Contudo, ancorados pelo radialista Luzenor Oliveira, Luiz Pontes e “Robertasso” responderam as mais diversas indagações sobre as pretensões da possível coligação de uma frente de oposição formadas pelos partidos PSDB, PR, PSB, PV, PRB e ala dissidente do PT (grupo de Elmano e Luizianne Lins). “Robertasso” disse que em conversações no último final de semana próximo passado com o Ex-Senador Tasso Jereissati, esse propôs lançar o nome de Roberto Pessoa a candidato a Governo do Ceará, e este expôs que, “aceito, mas só se você for o Senador” (Tasso para o Senado). Dentro desse viés o Ceará estaria preste a ter uma dobradinha ROBERTASSO”, como disso Roberto Pessoa, essa seria uma “oposição coerente” e não uma “oposição oportunista.
No entanto, Luiz Pontes não confirmou a dobradinha, mas que seria realizado uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os nomes de Nicole Barbosa-PSB, Vereador de Fortaleza Capitão Wagner-PR e Roberto Pessoa-PR e que logo após essa frente de oposição estariam percorrendo o Ceará realizando o mínimo de 5 Seminários debatendo os principais temas de maior relevância para a população do Ceará e construir junto às bases, uma “opção concreta de mudança de tudo isso que estamos vivendo.” Desta feita, poder-se-á já nesses seminários está se elaborando as diretrizes dos arcabouços propositivos que serão apresentados por “ROBERTASSO”, a população cearense, no pleito de 05.10.2014 pra mudar o Ceará.
Consoante, a seqüência da entrevista, com boa lucidez, questionado sobre o que levou a união desses partidos PSDB, PR, PSB, PRB e PV, “ROBERTASSO” disse: “esses partidos são de oposição por que o povo nos mandou pra oposição, o que nos une é a oposição”. Esse demonstrando de pronto um discurso que fará frente à candidatura situacionista, “vamos escolher um perfil de candidato escolhido pelo povo, dentro da ideia do povo. Isso posto, Robertasso sinaliza o contexto que pautará os 5 seminários para construção das propostas do grupo, bem como a pauta e discurso de campanha, que poder ser direcionadas pelas necessidades e proposituras advinda de diálogos e do ceio do povo cearense.
Do mesmo modo, Luiz Pontes também já afinando o discurso, faz duras críticas à situação em que vivencia a política estadual cearense, “sem prestígio”, falta projeto estruturante, “a refinaria é balela”, os recursos que chegam são muito pouco em comparado a Pernambuco, Piauí e Maranhão. O Ceará tem 23 Deputados Federais, 22 são aliados do Governo Federal. Contudo, Luiz Pontes destacou que o Ceará tem apenas um Deputado Federal de Oposição na Bancada do Ceará, o Deputado do PSDB-Ce Raimundo Gomes de Matos, que tem realizado um importante trabalho no Congresso Nacional, reivindicando e propondo os pleitos para a população cearense (Raimundo Gomes de Matos vêm sendo destaque nos jornais do Sudeste do país pelo bom trabalho no Congresso Nacional), dentre eles a proposituras de regulamentação da profissionalização das Agentes de Saúde, e que o Ceará quando tem conseguido algo de interessante para o Estado tem sido pela luta de Gomes de Matos, pois, a Bancada cearense situacionista e ao Governo do Estado do Ceará “falta pulso”, “falta determinação”, quando brigam são apenas em conchavos politiqueiros por cargos no Governo.
Todavia, Robertasso também destaca a importância da oposição ter que debater de já junto à população as proposta dessa frente, demonstrando humildade esse diz: “a diferença que tem de força entre o candidato do governador e a nossa é muito grande”, desta feita, Robertasso destaca que enquanto o governo tem a máquina e a mídia diariamente em favor da exposição do governo e de seu possível candidato mesmo ainda não o tendo lançado, enquanto a oposição tem os espaços e ações limitadas de diálogo e exposição de ideias junto ao povão. Sobre esse contexto, Robertasso disse também: “precisamos tirar o atraso de divulgar as ideias pra governar o Ceará.” Ao que parece num franco discurso diretivo às massas e de conjuntura bem oposicionista, demonstrando humildade quando reconhece a força do candidato de situação, como também apresenta um tom otimista quando sinaliza a necessidade de ter que correr, em virtude, de já está em atraso o tempo de ter que debater com a população uma proposta Pra mudar o Ceará.
Luzenor Oliveira, também indagou ao pretenso candidato a Governo de oposição, Robertasso, como ficaria a questão de “apoiamentos” e constituição do palanque com os candidatos de âmbito nacional em sua possível candidatura? Esse diz que já se teria pensado sobre esses pontos, e que seria admitido duplo palanque. “Temos que mostrar coerência... admitimos um palanque duplo e não triplo.”
Porquanto, ao que se posta, diferentemente da “jogatina” idealizada pelo chefão do PROS, governador do Ceará, que tencionava discutir eleições apenas em abril, e adiando para junho, próximos as convenções, numa demonstração clara que já tem sim, seu ungido definido (o ex-prefeito de Sobral e ex-ministro certamente será o ungido), mesmo com a imprensa cearense procurando cumprir com seu papel de está especulando, nome A, nome B, o candidato da situação já fora escolhido em 2010, como parte de um amplo projeto de dominação do estado por no mínimo 20 anos, e domínio de Sobral –município da Zona noroeste do Ceará- por pelo menos mais 8 anos, perfazendo um total de 28 anos de domínio político cidista, haja vista que, já vêm constituindo seu feudo há 20 anos nessa briosa cidade, a “Princesa do Norte”.
Assim como, em Sobral, que esse forte domínio se faz presente há 20 anos, há uma clara ficção mentalista-doentia de dominação-feudalização desse grupo situacionista do Ceará. Tencionando transpor para o âmbito estadual o projeto de dominação traçado em Sobral-Ce, para todo o Estado do Ceará. Essa ficção está em curso, “meticulada” e tem na eleição do sucessor do atual governo, seu eixo centrípeto ou centrífugo para consolidação ou não desse projeto de poder principiado em Sobral. Ver-se-á claramente o projeto em curso na Princesa do Norte, no discurso e na proposta de poder do candidato situacionista; ver-se-á a máxima de Luis XI da França que dizia: “Em política, é preciso dar o que não se tem e prometer o que não se pode dar.” - Luis XI (1423-1483) Rei da França-. Essa idealização de Luís XI se constitui tipificação bem característica desse grupo que está em domínio breve na atual governança do Ceará.
Nesse ínterim, ver-se na articulação e na entrevista bem elucidativa quanto às possíveis pretensões da oposição, capitaneada por Roberto Pessoa e Luiz Pontes (Tasso Jereissati) dessa manhã de 24.01.2014 no Programa Jornal Alerta Geral da Rede Somzoom Sat, o meio pelo qual a população cearense ter-se-á uma clara oportunidade de frenar essa “gana dominatória” de poder do grupo cidista, tendo como objetiva opção o grupo liderado por Robertasso e companhia. Podendo da mesma forma, ter sua bancada Federal aumentada, haja vista, ter-se no momento apenas o proeminente Deputado Raimundo Gomes de Matos na representação oposicionista, terem recuperada a bancada no legislativo cooptada pelo governo, como também com essa frente de oposição articulada, com de momento cinco partidos, podendo ter maiores adesões, ter-se boas perspectivas de lograr êxito nas eleições vindouras de 05.10.2014 no Ceará.
Portanto, essa articulação oposicionista exposta, apresenta-se já em seu nascedouro, como uma forte conjuntura capaz de debater as atuais problemáticas do Ceará, tendo claras possibilidades ao erigir Robertasso como possível candidato ao Governo do Estado do Ceará, um importante protagonista que não se apresentará com uma “Quimera eleitoreira”, nem uma “panacéia discursal” nem atos frívolos. Mas sim, procurar alcançar os anseios da turba e renhir com veemência as falácias palacianas “PROSista”. 










 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DIGA SIM A PRESERVAÇÃO DO “MONSENHOR ALOÍSIO PINTO!”


Comissão de Debatização Pró-Preservação da História e Memória da Escola Monsenhor Aloísio Pinto
 
Essa comissão tem um caráter de cunho social e ideológico estritamente coletivo de preservação da História e Memória do Patrimônio Histórico, Cultural, Social, Material e Imaterial da Cidade De Sobral-Ce, em caso específico, tratar da questão da Escola Profissional São José (Monsenhor Aloísio Pinto).
Surgiu com o intuito de dialogar, debater, sensibilizar e demover o poder público Municipal e Estadual da Cândido ideia de demolir a referida escola supracitada. Essa Organização independente, formada da Sociedade Civil surgiu também apoiada na sugestão do Ci-devant Prefeito de Sobral Veveu Arruda, pós diálogo com um dos integrantes da referida organização em defesa dessa causa da preservação do bem em debate.
Todavia, compreendemos que esse contexto e problemática em debate se fazem necessário a dialogização com a Sociedade Civil e todos os que de forma direta ou indireta tem co-relação com a temporalidade, existencialidade, “memorialidade” desse que se tornou um Patrimônio Histórico não apenas social, material, mas também imaterial da educação sobralense. Haja vista, ter-se constituído ao longo de sua existência, como parte da História e Memória de várias gerações de sobralenses que por essa instituição foram formados e educados para a vida. Bem como, parte de uma memória social coletiva – quem que ao longo das décadas de 60, 70, 80 e 90 do século passado não fora educado e “forjado” tendo como “plinto” os moldes da pedagogia “Aloisiana”- [menino tu te ajeita se não te mando pro Monsenhor Aloísio, era um “Santo Remédio” para os meninos travessos]. Mas não, se constituir de algo unívoco, sem debate, sem diálogo, vindo “de cima pra baixo”. Desta feita, compreendemos não ser de bom alvitre, a cândido ideia de remoção da arquitetura atual da referida escola.
Consoante, José D’Assunção Barros, esse diz: “A Memória... já não pode mais nos dias de hoje ser associada metaforicamente a um -espaço inerte- no qual se depositam lembranças, devendo ser antes compreendida como - território-, espaço vivo, político e simbólico no qual se lida de maneira dinâmica e criativa com as lembranças e com os esquecimentos que reinstituem o Ser Social a cada instante.” Lúcio Costa cita: “Os interesses do homem como indivíduo nem sempre coincidem com os interesses desse mesmo homem como ser coletivo; cabe então ao urbanista procurar resolver, na medida do possível, esta contradição fundamental.” Desta feita, devemos sim, reestruturar, reterritorializar os espaços da História e Memória diuturnamente para que mantenhamos “vivazmente” a interação entre a Memória Social, coletiva e individual das gerações passadas, presentes e futuras. Num processo contínuo de interação da memória, espaço e tempo. De forma que, compreendemos que a arquitetura se constitui como parte relevante na preservação da memória social individual e coletiva de uma sociedade, de um povo, de uma gente, de toda a humanidade. E em havendo a necessidade do poder público de construir o determinado bem no espaço já histórico, não seria mais sensato, fazer a referida obra em outro espaço? Afim de que, esse novo bem possa quiçá, construir sua própria História Vindoura? Sem demover a História atual do patrimônio em debate?.
Isto posto, acreditamos ser justa e ter bases um tanto fundamentadas para defesa dessa causa sócio-histórico coletiva, faltando assim a arregimentação e engajamento de todos os atores sociais que fazem parte direta ou indiretamente desse roteiro novelesco da vida real intitulado “Escola Monsenhor Aloísio Pinto.” Afim de que unidos e reunidos defenderar-se-ão a preservação dessa História e Memória de Sobral.
Portanto, convocamos todos os atores sociais supracitados a estabelecer um bom coro, e fazer ecoar essa relevante causa.
DIGA SIM A PRESERVAÇÃO DO “MONSENHOR ALOÍSIO PINTO!”