quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O início do fim de uma Era.

                                     "Para os que não tem poder não há nem mesmo um cão que lhes ladre na cara."
                                                                                             Maquiavel
   O tempo de existência de determinado grupo, ser império ou História é quase sempre dividido em anos, fases, período, era. Na política também as os períodos de permanência no poder.
   A Passagem de certo acontecimento a outro, de fase ou período é simbolizado por um ato ou fato marcante que, encerra a fase momentânea e principia a nova etapa, me perdoe a obviedade.
   O ano de 2010 ficou marcado nos anais politico com o fim da Era Jereissati, doravante, houve também o preenchimento de uma lacuna na História Política Contemporânea do Ceará. Historiadores e Cientistas Políticos, sociólogos ainda se debruçavam sobre a ligação ou não do Grupo cidista ao tassismo. Ou seja, ainda não era possível afirmar se o atual governo era de continuidade da Era Jereissati.
   No entanto, com a disputa entre PSDB e PSB e o rompimento do Cidismo com o Tassismo, a reeleição do governo atual e perda ao Senado do líder maior pesedebista ficou decretado que o grupo Cidista encerrava um ciclo que perdurara por mais de duas décadas.
   Porém, não foi apenas na eleição última que deu-se o fim da Era Jereissati visto que, um fato em si não se configura com razão total, real de um acontecimento. Mas sim, apenas o estopim de uma série de caos anteriores também preponderante.
   Entendo que, o início do fim da Era Jereissati deu-se com o rompimento e não apoio ao governador pesedebista candidato a reeleição em 2002. Com a derrota "Lucista" em 2002. o grupo Cidista chegara ao poder com o apoio velado da ala Tassista. Diante disso, quatro anos depois o atual governo torna-se o algoz e responsável pela queda do Tassismo.
   Contudo, o curso da História, conforme Jean Batista Vico, tem sentido de "Espiral", é feito de repetições, porém, repete-se mas em um outro estágio superior. Sendo assim, compreendo que o não apoio do tassismo ao Lucismo marcou o início do fim da Era Jereissati. Enfim, o rompimento do atual governador com o grupo Tassista, simboliza como um possível... Início do fim da Era Cidista da História Política do Ceará.

PSDB: entre a sobrevivência e a morte presumida.

                       "Os homens falam sobre matar o tempo. Enquanto o tempo serenamente os mata."
                                                                                 Dion Boucicalt
    Com a perda das eleições ao governo do Ceará e ao Senado em 2010, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), vêm decaindo a um abismo de amarguras e desalentos advindo de dantes mesmo a disputa eleitoral.
    Não obstante, a nomeação de um de seus membros eleitos a Deputado Estadual ao cargo de auxiliar do governador algoz pesedebista, a executiva do antes maior partido do estado, vive um dilema e complicada decisão a ser tomadas. O partido decidira pela expulsão ou não do Deputado "Arrudista" que aceitara o convite para a Sesport-CE.
   Entretanto, a expulsão se configura como algo inevitável visto que, depois de décadas no poder, o grupo Tassista, capitaneado pelo "calista" vislumbra um posicionamento oposicionista, muito em razão da postura que vem assumindo nos últimos meses.
   Portanto, a executiva pesedebista do Ceará vive um dilema, se se mantêm vivo fazendo as vias de oposição, uma condição imposta pelo resultado das eleições de 2010. Ou cair no fisiologismo e se render as migalhas e a vontade do atual mandatário do Cambeba. Ou seja, o PSDB está entre a sobrevivência ou a morte política presumida.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sobral e a Quebra de Escrita

A partir  do primeiro dia do ano vindouro, uma nova página na História de Sobral será escrita. Pela Primeira vez o Paço Municipal da mais importante cidade da Zona Noroeste do Ceará, será administrada em caráter efetivo por um ex-vereador. Parafrasiando um ilustre chefe da nação brasileira; nunca antes na História dessa cidade um Ex-edil fora galgado a Prefeito de Sobral.
  Até a postagem desse comentário as emissoras de Rádio e os comentaristas políticos da cidade ainda não haviam atentado para este fato, falaram do perfil, do curriculum enfim de como o Vice Prefeito seguiria a risca a cartilha cidista... Mas a quebra do Tabu que torna-se importantíssimo nesse fato em questão.
  Portanto, não foi o fato de o Prefeito Leônidas ter sido erigido a um dos cargos mais relevantes da política nacional, nem a antecipação de José Clodoveu De Arruda Neto a chefia maior dos sobralenses. Mas sim, que se quebra uma escrita na História Política de Sobral, ao um Ex-edil se tornar Prefeito Municipal de Sobral.