sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prefeito Veveu Arruda: E o descaso com a História e Memória

Prefeito Veveu Arruda: E a demolição da História e Memória do Mons. Aloísio Pinto.
Quer conhecer quem é o homem, dei-o o poder, já dizia a filosofia iluminista oitocentista, de fato ao longo da trajetória humano de quando em vez nos deparamos com a materialização dessa metáfora. Desta feita, Sobral não poderia ficar fora desse rol.
Na manhã da antevéspera natalina de 2013, (ás 07h00min matutina de 23.12.2013), “quem tomou o café com o Prefeito Veveu Arruda” –café quase sempre sem sacarose- teve a amarga notícia, diretamente do “parlar” da sua excelência, que disse: “vou demolir a Escola Monsenhor Aloísio Pinto”. Demolir não apenas uma arquitetura, mas toda uma História e Memória de um dos ícones da educação sobralense. “Que presentão natalino para a sobralidade!”
Contudo, essa insana saga dos prosistas-cidista de destruição e dizimação das ricas memórias de nossa cidade não nos surpreende, haja vista, os variados exemplos comumente vistos e revividos nos últimos vinte anos. Só para ilustra essa fala, temos recentemente na construção do até então, “Elefante Branco Regional Norte”; apagado para todo e sempre o Parque de Exposição Dep. Chico Monte. Conforme dito por Lustosa da Costa; “O último dos Coronéis”. Aquele que por décadas foi uma das significativas lideranças políticas da Princesa do Norte, o primeiro Deputado Federal a morrer no cumprimento do mandato na então Nova Capital federal, Brasília. Porém, ao ver daquele que, em suas falas se expressa como “grande conhecedor e defensor” da História e Memória da cidade, cometer tal vileza, constitui-se como algo abrupto, inepto e inadmissível.
Não obstante, a idéia de demolição como é costumeiro desse grupo do poder atual, usam de subterfúgios para ludibriar a opinião pública e os alienados de plantão, dizendo que vão destruir a História da cidade, mas, e por uma boa causa, vão construir uma bela escola de tempo integral. No entanto, fica o questionamento, não há outro local? Outro espaço para se construir “esse tão precioso bem”? José D’Assunção Barros diz: “A Memória... já não pode mais nos dias de hoje ser associada metaforicamente a um -espaço inerte- no qual se depositam lembranças, devendo ser antes compreendida como - território-, espaço vivo, político e simbólico no qual se lida de maneira dinâmica e criativa com as lembranças e com os esquecimentos que reinstituem o Ser Social a cada instante.” Desta feita, devemos sim, reestruturar, reterritorializar os espaços da História e Memória diuturnamente para que mantenhamos “vivazmente” a interação entre a Memória Social, coletiva e individual das gerações passadas, presentes e futuras. Num processo contínuo de interação da memória, espaço e tempo.
Portanto, destruir, demolir e/ou sucumbir a Escola Profissional Mons. Aloísio Pinto se equipara não apenas a destruir uma estrutura de acal e cimento; mas toda uma Memória de gerações que por essa Escola –não apenas instituição; mas Escola da Vida- vivenciaram toda uma trajetória de vida. Que aprenderam e empreenderam todo um modo e estilo de vida e formação cidadã. Um método e pedagogia específica idealizado pelo memorável monsenhor que ficou marcado não apenas na memória de quem por ele foi doutrinado, mas de toda uma consciência coletiva, de várias gerações de sobralenses.
Enfim, espera-se que o Prefeito Veveu Arruda se sensibilize e repense, e possa demover de sua inteligibilidade e didática governamental, essa idéia estapafúrdia – não se sabe quem foi o insano, o desprovido de inteligência e de insensibilidade histórica que ventilou essa proposta- de destruir a memória do monsenhor Aloísio Pinto e de várias gerações sobralense. Mas que se preciso, em todo caso, a Sociedade Civil sobralense possa ser mobilizada ou mobilizar-se para formar uma frente de apoio a NÃO DEMOLIÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL MONS. ALOÍSIO PINTO; afim de que, mais esse absurdo histórico não seja cometido na Terra de D. José. 



















CAMPANHA NOSSO SUMARÉ-Sobral,Ce: UMA NOVA CARA, UMA NOVA HISTÓRIA. Pra quem coore nas veias e no coração sangue tipo: Sumaré. E na alma o espírito sumareeense. Participe,compartilhe essa idéia.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EDIS DE SOBRAL; V. Excel. NÃO NOS REPRESENTAM


Campanha contrária ao aumento de impostos de Sobral-Ce
(Votação de aumento de IPTU e Código Tributário)
Tenho a plena convicção de que fui apenas um mero beija-flor a procurar apagar um grande e desastroso incêndio do aumento de impostos de Sobral. Sei que pareceu inútil, mas não deixei de “bater minhas azas para o bem”. Se se não conseguimos; paciência... MAS NÃO PERDI A ESPERANÇA!




terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Morador da Rua da Lagoa faz apelo ao Prefeito Veveu Arruda


Parque do Mucambinho em estado de degradação, deteriorização: o que estás a fazer a Sec. De Conservação e Meio-ambiente de Sobral?
 
Veja o estado e contexto das obras públicas de Sobral, nas quais, inaugura-se por etapas, sem previsibilidades de finalização das tais, e quando se aproxima a conclusão final dessas, as etapas entregues já carecem de reforma. Como diz o Sr. João Batista da Rua da Lagoa: “Queria mostrar um apelo aqui ao Prefeito Veveu, pra ver se ele ajuda nós, pra dar uma força pra nos aqui.”










segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CAMPANHA NOSSO SUMARÉ-Sobral,Ce: JELCS CAMPEÃO SUMAREENSE 2013

FINAIS DO SUMAREZÃO 2013

Nesse sábado 07.12.2013 a Comunidade esportiva do Bairro do Sumaré-Sobral esteve em festividade quando da realização das finais da competição esportiva mais relevante no âmbito local comunitário.
O Campeonato Sumareense de Futebol 2013 chegou as suas finalíssimas em grande estilo e com duas partidas emocionantes. Na Preliminar; 2º quadros tiveram a equipe da Portuguesa enfrentando o time do PSG, no qual, houve o seguinte placar: Portuguesa 2 X 1 PSG com o resultado a equipe da Rua da Tubiba, Portuguesa que tem como Diretor-Presidente o Sr. Raimundo Aragão (sr. Babú) sagrou-se CAMPEÃ.
Doravante, na Final, das equipes Principais (TITULAR) num jogo emocionante depois de está perdendo por 0 X 2 a equipe do JELCS, venceu de virada o time da Portuguesa por 4 X 2. Sendo assim a equipe do JELCS sagrou-se CAMPEÃ DO CAMPEONATO SUMAREENSE DE FUTEBOL 2013 na categoria Principal. Placar: JELCS 4 X 2 PORTUGUESA. A partida principal teve como trio de arbitragem, Erandir Cavalcante como árbitro e auxiliado por Batista e Claudio como “bandeirinhas”.
 Cabe destacar a tranqüilidade, passividade e clima fraterno entre as equipes competidoras e seus torcedores, não carecendo de aparato policial no local do evento, haja vista, não ter havido nenhum incidente de qualquer natureza grave ou leve de leso a qualquer participante direto e indireto na tarde festiva da Comunidade do Sumaré. Sinalizando e comprovando o caráter amabilíssimo e cordial que se faz nato no seio do Bairro do Sumaré-Sobral,Ce.
Porquanto, também foram agraciados com troféus além das equipes finalistas, os artilheiros 2º quadro Leandro 7 gols- portuguesa.  Clerton 5 gols- Jelcs.  E diversas premiações extras para os vencedores como bola, chuteiras, ternos completos, medalhas entre outros.
Consoante, o Campeonato Sumareense de Futebol 2013 teve transmissão local narradas por Ivan Moreira e Gil Bel no qual abrilhantaram ainda mais o evento realizado. Bem como foi uma promoção da Casa da Memória e Cidadania (entidade local do próprio Bairro do Sumaré) e enfermeira Alexandra Ponte. Como também, teve na organização do certame; Janilda Coelho (Coordenadora da Casa Memória e Cidadania, importante liderança do Sumaré) e Erandir Cavalcante (Árbitro da Liga Sobralense e oriundo da própria comunidade). 
       Portanto, cabe parabenizar a todas e todos que de forma direta e/ou indireta foram responsáveis por esse importante momento já tradicional na Comunidade do Sumaré, como também a todos os moradores e filhos dessa comuna que são co-participes na construção de UMA NOVA CARA, UMA NOVA HISTÓRIA DO BAIRRO DO SUMARÉ. PARABÉNS A TODOS (a)!!!












CAMPANHA NOSSO SUMARÉ-Sobral,Ce: Sumareenses dizem sim coletivo


O amor está no ar: sumareenses dizem sim coletivo.
 
O amor, esse foi à palavra símbolo do dia de ontem (domingo dia 08.12.2013) na Comunidade do Sumaré.
Foi realizado na noite desse domingo nas dependências da Escola José Parente Prado no Bairro do Sumaré um “sim coletivo”. Visto que, 50 casais que dantes viviam em amasiamento ou tencionavam se casar, mas que, ainda não detinham oportunidade de legalizar suas relações conjugais. Contudo, esse infortúnio ocorreu até a feliz noite de 08.12.2013 já que, doravante, essas 50 agora legalizadas famílias acordaram bem mais felizes e conforme relatos de alguns; a noite foi bem comprometedora. Em virtude, de esses casais terem tido suas segundas núpcias, agora de forma oficiosa.
Não obstante, as diversas ruas da Comunidade do Sumaré pós o sim coletivo, ficaram repletas de transeuntes, andando de um lado para o outro para parabenizar os recém-casados. Comes e bebes bem abundante e o mais importante, ver na expressão facial de cada enlace o regozijo por esse tão importante momento da vida de todo o ser humano, foi a tônica da noite passada referida.
Com isso, fica o compromisso de saber e ver mais esses matrimoniados se responsabilizarem para com o fortalecimento dessa instituição chamada família, e, unir forças para bem formar as proles atuais, e, que a de vir, dessa briosa Comunidade. Afim de que, se conquiste para esse maravilhoso espaço; UMA NOVA CARA, UMA NOVA HISTÓRIA DO BAIRRO DO SUMARÉ. PARABÉNS A TODOS (a) filhos (a) e familiares dos recém-casados!!!




CAMPANHA NOSSO SUMARÉ-Sobral,Ce: Sumaré na rota da sorte


Sumaré na rota da sorte: morador da comunidade do Sumaré-Sobral foi contemplado em sorteio de prognóstico semanal local.


Na quinta-feira última passada (05.12.2013) esteve em visita/entrega de premiação principal na comunidade do Sumaré a equipe do Mastruz da Sorte.
A comunidade sumareense se alegrou em ver alguns de seus filhos serem agraciado com 1 carro 0 km mais 3-motos no 1° Prêmio do Mastruz da Sorte do dia 01.12.2013 extraçao:032. Na oportunidade o jovem Carlos Rubens recebera das mãos do representante do referido consórcio de prognóstico as chaves do Carro e das 3 motos.
Porquanto, esse evento vem em muito fortalecer o bairrismo e alegrar a todos os membros desse espaço periférico de Sobral, do grande e populoso Bairro do Sumaré. Haja vista que, por essas “bandas da cidade”, “todos se alegram com os que se alegram; e choram com os que choram.”
Entrementes, nessa última semana próxima passada a cidade de Sobral se deparou com algo que os natos do referido bairro bem sabem que, “o Sumaré está na rota da sorte.” Que os digam o jovem Carlos Rubens e José Cavalcante (esse ganhou mil reais em sorteio extra do Totolec extraçao 565).
Portanto, esses momentos vêm cada vez mais corroborar com as conquistas e condicionantes relevantes idealizados e arregimentados pelos bravos e batalhadores cidadãos sumareense, que mesmo diante de extrema dificuldade cotidiana, não perdem a esperança e a cujo amor por esse torrão aflora nas ações e atenções dispensadas ao bem estar e viver de todos dessa comuna. Enfim, UMA NOVA CARA, UMA NOVA HISTÒRIA DO BAIRRO DO SUMARÉ, É ISSO QUE É COMPARTILHADO POR ESSA GENTE.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AVE NELSON MANDELA, VIVA MANDELA

AVE NELSON MANDELA, VIVA MANDELA


O pôr-do-sol do dia 05.12.2013 (ontem) não apresentou sua áurea, foi penoso. Viu-se nessa manhã a penúria solar. como disse o 1º Ministro do Reino Unido; " O Mundo ficou mais pobre." "MORRE NELSON MANDELA". Mandela um mito do século XX.
Toda a negritude mundial, assim como eu, estamos de luto. Conforme Barack Obama; "eu não me veria, ou seria o que sou sem a existência de Mandela." 
Quando ver-se críticas preconceituosas, "étnico-raivosas" ao Min. Joaquim Barbosa nos fere na alma. É pela constituição, luta e existência de Martin Luther King, Malcon X, Zumbi dos Palmares, Dragão do Mar, Barack Obama, Joaquim Barbosa e o Mito Nelson Mandela que digo; "Sou negro sim senhor, com muito orgulho.

                                 AVE NELSON MANDELA, VIVA MANDELA!!!
                              

Nelson Rolihlahla Mandela  
 Nascimento: Mvezo, 18.07.1918
 Morte: Joanesburgo, 5.12.2013